Pesquisar

08/07/2020

CV 828, Milícia 278, TCP 238 e ADA 69; Será?

Relatório aponta CV com 828,  Milícia com  278, TCP 238 e ADA com apenas 69 das comunidades; Será?


O telejornal "RJ2", da TV Globo, mostrou na noite da última segunda-feira (06) um relatório da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), que foi encaminhado ao Ministério da Justiça e ao Supremo Tribunal Federal (STF). E nele, mostra que as organizações criminosas atuam em 1.413 comunidades do Estado do Rio.


 Complexo da Penha, CV 828, Milícia 278, TCP 238 e ADA 69; Será?

De acordo com o relatório, pelo menos 81% desses territórios são ocupados pelo tráfico de drogas e a milícia, seria mandante em 19%.

O documento aponta que o Comando Vermelho (CV) comanda 828 comunidades, a Milícia domina 278, o Terceiro Comando Puro (TCP) 238 e a facção Amigos dos Amigos (ADA) teria uma pequena parte dominada por seus integrantes. Apenas 69 favelas.

Mas será que os números estão corretos?

Para quem assim como nós aqui do W Diamante Negro, acompanha o dia a dia do crime organizado, fica difícil acreditar que esses números de comunidades dominadas pelas quadrilhas de traficantes e milicianos, estão corretos mesmo.

Em alguns blogues e sites, estão sendo veiculados alguns territórios, dessas quadrilhas. Porém, todos os quais nós lemos, achamos erros.

Não vamos citar nomes de nenhum dos sites aqui, por motivo de ética profissional. Nem tampouco vamos nos arriscar de fazer uma lista das favelas dominadas por cada facção; Pois certamente a gente iria deixar algumas de fora.


Quais foram os erros então?

Muitas listas que lemos, tinham erros diversos. Em uma delas o Morro do Dezoito, em Água Santa, foi citado como sendo dominado pelo TCP. Porém, o morro está sob o domínio do CV há meses.

Outras favelas e morros, foram citadas apenas como do Terceiro Comando Puro, mas acho que eles se esqueceram de que a Milícia se uniu ao TCP em grande parte do Estado. 
A "União 5.3" - como é citada a união entre as duas facções, deixa muito mais complicado, para se dizer com exatidão, quais comunidades seriam apenas de uma ou outra organização criminosa; se tratando de TCPs e milicianos.


CV 828, Milícia 278, TCP 238 e ADA 69; Será? (Morro do Dendê)

Tem mais erros?

Sim, Tem muitos. Não vamos mais chamar de erros e sim de equívocos. Afinal para se fazer uma listagem gigantesca citando todas as comunidades, com certeza os espaços para se equivocar ficariam bem abertos.

Exemplo de equívocos foram: deixaram de fora comunidades do Complexo da Mangueirinha - onde pelo menos 8 áreas são dominadas pela facção CV. Ainda tem o Complexo do Roseiral, em Belford Roxo, Além da Vila Kennedy - que foi citada há também pequenas comunidades de Bangu; entre outras. E todas estas, têm como vizinha ao menos uma região dominada por milicianos.




Diversas áreas - inclusive praianas, de Macaé são dominadas pelos ADA. Os mesmos vivem em guerra com o CV por lá. Isso faz com que se tenha um perde e ganha de favelas, por parte das duas facções.

Já o TCP e a Milícia, dividem muitas favelas na gigantesca Nova Iguaçu, na Baixada e estão começando mais uma "comunhão de bens", no Quitungo, na Zona Norte.

Fica quase impossível, até para as autoridades, precisar todas as áreas de cada Organização Criminosa. Mas mesmo assim com a lista da Polícia Civil podemos ter uma ideia de quão dominado pelos criminosos, o Rio de Janeiro se encontra nos dias de hoje.

Principais parâmetros destacados pelo relatório

O Comando Vermelho, mais numeroso com o domínio de 828 favelas e a  Milícia com 278 comunidades.

A Polícia aponta que o Rio tem 56.600 criminosos em liberdade; o efetivo da PM nas ruas é de 22 mil homens, segundo o telejornal RJ2

Pelo menos 895 criminosos de altíssima periculosidade têm mandados de prisão em aberto; A maioria dos inquéritos são de crimes de violência doméstica

As investigações da PCERJ apontam também a seguinte divisão dos inquéritos:

675 inquéritos policiais de associação ou organização criminosa;
830 de extorsão;
5.522 de homicídio doloso;
3.452 de roubos; 4.137 de estupro;
2.200 de tráfico de drogas e associação para o tráfico;
9.762 de crimes relacionados à violência doméstica

Na verdade, os números acima descritos podem ser muito maiores, já que muitos criminosos que estão nas bocas de fumo, estão praticando roubos, homicídios e crimes domésticos; não foram denunciados ou nem foram descobertos ainda.

sem falar na grande quantidade de crimes cometidos pelos próprios "homens da Lei" que se escondem atrás de fardamentos do Estado, para cometerem estes mesmos crimes e se passarem por justos.

Por tanto, só quem vive o dia a dia das comunidades, pode dizer o quanto ainda estão faltando dados nestas listas.

Estamos atentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS COMENTÁRIOS NÃO SERÃO APAGADOS.
Você pode comentar como e o que quiser. Porém, sugiro que comente com responsabilidade.