Pesquisar

16/04/2020

CV passa vergonha no Adeus e toma prejuízo na Nova Holanda

De uns tempos para cá, a facção criminosa Comando Vermelho (CV) vem tomando diversos prejuízos em comunidades comandadas por seus integrantes.


Morro do Adeus: palco de guerra de facções desde os tempos de Uê  

Seja por conta da Polícia Militar - que bate mais no CV do que em qualquer outra facção, por seus rivais ou por conta de seus próprios integrantes que têm pulado com uma grande frequência, o Comando Vermelho só tem tomado prejuízos.

O Morro do Adeus, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro, atualmente é dominado pelo Terceiro Comando Puro (TCP) e fica nos entornos do Complexo do Alemão (CV).

Os traficantes do Alemão, nunca ligaram muito para o Adeus, que há anos era dominado pela facção Amigos dos Amigos (ADA), desde a época do Uê, Robertinho, Orelha e seus comparsas.


Quando o CV conseguiu ficar com o Morro do Adeus, foram remanejados bandidos para controlar as vendas de drogas na localidade e evitar que outros rivais tomassem conta dali.

Com o passar dos tempos, o Morro foi ficando abandonado pelos chefões do Complexo do Alemão e o TCP foi aliciando soldados de lá, para conseguir entrar com facilidade.

Bandidos do Complexo da Maré, também na Zona Norte, foram dando baques, sufocando a pouca resistência do CV na localidade, até que conseguiram se instalar no Adeus.

Mas será que o CV não quer mais o Morro do Adeus?

Assim como fazem os grandes empresários e grandes fazendeiros, a parte menos rentável é deixado de lado, chegando ao ponto de ficar totalmente abandonada. Mas, ao primeiro sinal de invasão de pessoas não autorizadas, seguranças ou policiais, cumprindo decisões da Justiça ou não, vão até o local para expulsar os supostos invasores.

Como no mundo do crime tudo é fora da Lei, a coisa se resolve na bala mesmo.

O CV até pode não se importar tanto com o Morro do Adeus, mas ele fica colado ao Morro da Baiana, que faz ligação direta com o Complexo do Alemão. Com isso, o TCP já está planejando esticar seus tentáculos para a Baiana.

Vendo que seus inimigos são astutos e perigosos, o Comando Vermelho vem tentando expulsar o TCP do Adeus e evitar que os criminosos oriundos da Maré aliciem mais soldados do CV e acabem tentando no Alemão. Mesmo que seja só para dar baques e matar os fies a bandeira vermelha.

Mas em suas tentativas de expulsar os bandidos do TCP, o CV vem passando vergonha. O Morro do
Adeus, para quem conhece, sabe que é uma comunidade muito próxima ao Complexo do Alemão, um dos QGs do Comando Vermelho, no Rio de Janeiro.

Bandidos chefes em várias outras favelas dominadas pela mesma facção do Alemão, moram ou têm familiares por lá.

Quem assistiu aos confrontos em 2010 na região pela TV, Rádio ou pessoalmente, sabe que para a UPP entrar no conjunto de favelas do Alemão, foram dias de trocas de tiros, vários traficantes foram assassinados e muitos chefões da época, ainda estão presos ou saíram da cadeia e já foram mortos ou capturados novamente.
Mas nos dias de hoje, parece que o CV não está tão forte de soldados capacitados à guerra de facções ou tem muitos integrantes insatisfeitos com a facção e dispostos a mudar de bandeira com muita facilidade.

Mesmo com muitas armas de grosso calibre e a região ao seu favor, os bandidos do Comando Vermelho não conseguem expulsar de vez seu inimigos da comunidade do Adeus. É claro que, em alguns lugares a facção consegue dar o revés aos seus rivais. Mas se tratando do local, perder o Morro do Adeus para qualquer facção criminosa é uma vergonha.

O certo, seria que o Estado, tomasse conta da região com projetos sociais e outras coisas mais, incluindo segurança pública. Mas isso já é uma guerra perdida pelo Governo.

Voltando a falar dos confrontos entre bandidos, no Complexo da Maré, o TCP e o CV também vivem se enfrentando.


Nova Holanda, Complexo da Maré

Nos últimos dias a Nova Holanda tomou prejuízos causados por rivais; contabilizando soldados, arma e radinho.

Um grupo de marginais da Favela da Baixa do Sapateiro (TCP), foi até a divisa entre a Baixa e a Nova Holanda e conseguiram sequestrar um dos soldados que estava vigiando o lado da N. Holanda.

Volta e meia, os dois grupos de criminosos se gladiam na Rua Tatajuba, que divide as duas comunidades no Complexo da Maré e um ou outro - às vezes os dois lados, acabam saindo no prejuízo. E não é só nesses Complexos que o CV vem tomando baques ou sofrendo golpes.

No CPX da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada, o Comando Vermelho teve soldados pulando para o TCP de Parada de Lucas, na Zona Norte; inclusive, um dos puladores foi o traficante conhecido como "Pesadelo".

Em outras duas favelas de Caxias, Lixão e Vila Ideal - ambas coladas, uma a outra, no Centro de Caxias, um outro bandido que tinha cargo de gerente e também pulou para Lucas, o traficante "Big Big", convenceu outros soldados das duas comunidades a passar para o lado do TCP.

Pouco tempo depois do Pesadelo ter "pulado", alguns crias da Mangueirinha, também se juntaram a ele e ao Big Big e com o reforço do bonde de Parada de Lucas e Vigário Geral, foram dar um baque no Lixão e Vila Ideal.

Como estratégia de Guerra de Facções, um grupo se dirigiu ao Complexo da Mangueirinha, que fica à cerca de dois quilômetros dali e ficaram efetuando disparos, para dar trabalho aos criminosos da Mangueirinha, Corte 8, Sapo, Santuário e outras favelas do entorno.

O objetivo era de que os mesmos, não pudessem dar reforço ao bando da V. Ideal e Lixão, que têm como dono do tráfico de drogas o mesmo bandido (Chales do Lixão) que é dono da venda de entorpecentes na favela da Mangueirinha.

Eu nem vou citar aqui, outras comunidades do Rio que o CV já perdeu este ano para o TCP, pois este post ficaria mais esticado ainda. Mas como eu já citei acima, o Comando V. também deu prejuízos aos rivais de todas as facções.

Vamos aguardar para ver como ficarão essas e outras disputas entre as facções criminosas do Rio de Janeiro.

2 comentários:

  1. Melhor blog.Textos explicativos,muito melhor que o crimes news!Por que o povo não comenta aqui?

    ResponderExcluir

OS COMENTÁRIOS NÃO SERÃO APAGADOS.
Você pode comentar como e o que quiser. Porém, sugiro que comente com responsabilidade.