A Polícia Civil entrou nesta terça-feira (22-03), para cumprir 41 mandados de prisão e coibir o tráfico de drogas nas comunidades do Morro do Juramento, Urubu, Morro do 18, Primavera, Jorge Turco, Morro dos Macacos e no Complexo da Pedreira.Todas dominadas pela facção Amigos Dos Amigos (ADA).
A Operação batizada de Orkos (Juramento), apontou a hierarquia do Juramento. A gerência geral, é dividida entre os traficantes Célio ricardo Carias de Souza, o "Pelezinho", responsável pela parte operacional, "comandar" o tráfico e seus soldados e Bruno Alberto Botelho Jaccoud, o "Palmito", este é o administrador do bando, cuida da parte financeira e o "desenrolo".
Pelezinho era chefe no Morro do Urubu, em Pilares, mas foi para o Juramento para ocupar o mesmo cargo e foi substituído por Messias Gomes Teixeira, o "Feio", um dos responsáveis pela invasão ao Jura, em Janeiro de 2015, quando a Comunidade ainda era controlada pelo Comando vermelho. Como Feio está mandando por lá, Pelezinho voltou para o Urubu, mas é o número dois agora.
"Palmito" e Fabiano Nogueira, vulgo "FB", o segundo homem na hierarquia do juramento, estavam entre os 22 dos 41 indiciados, que não possuíam anotações criminais.
![]() |
"CAPA PRETA" |
As investigações apontaram que a quadrilha passou a investir no fornecimento e comercialização de drogas ainda mais pesadas e cara, como as sintéticas. O gerente dessas vendas, era Atila de Melo que fornecia e vendia para viciados de classe média, em festas e eventos.
O Presidente da Associação de Moradores do Jura, Sebastião Jorge Fortunato, recebia segundo a Polícia, uma taxa de 10% do valor de cada casa vendida no interior da comunidade e cobrava R$ 15,00 de cada morador pela água encanada. Fortunato foi o responsável pela construção da famosa piscina do Morro do Juramento, que ao que consta, na Prefeitura do Rio é uma obra irregular, pois ocupa uma área pública.
Adriele Francisca Santos, a "Pepa", Líder Comunitária, seria pessoa de confiança dos chefes do tráfico na Comunidade e também foi indiciada. Informações sobre a movimentação de policiais durante operações, eram repassadas por ela.
As atuais lideranças também foram indiciadas "Feio" do Urubu e Wellington do Nascimento Ribeiro, o "WL ou BRACINHO", traficante que não tem um dos braços, por isso o apelido. Bracinho foi preso recentemente e era "frente" no Jorge Turco. Ele foi o comandante da guerra na comunidade do J.T., expulsando os rivais CV da localidade. Logo que WL foi preso, Arafat nomeou Caio Chesman Vieira da Costa, o "Bogó" como substituto que, deixou de ser braço direito de Bracinho para ser o frente do J. Turco. Tendo como seu testa de ferro, o já indiciado Leonardo do Espírito Santo Rodrigues, o "Hip Hop".
Os Mandados de Prisão cumpridos foram para:
Sebastião Jorge Fortunato, Igor Leal da Silva, Fabiano nogueira, Yago
Reis Carvalho, Atila Francisco Melo, Diego Paiva de Siqueira Rosa, Leandro Pereira Cabral, Cristiano da Silva Paulo, Márcio da Silva Gazoni, João Pedro Santos Coleta, José Luiz da Silva Medeiros Junior, Moisés Aragão da Silva, Vitor Hugo Pinheiro Rosa, Leandro Oliveira Lopes, Paulo Roberto do Nascimento Lopes, Célio Ricardo Carias de Souza, Pablo Henrique dos Santos Goes, Douglas Silva, Joelson Henrique Vieira de Melo, Daniel Vicente de Castro, Wellinton do Nascimento Ribeiro e Adeir Luiz Camilo Junior.
Além dos citados acima, foram presos em flagrante durante a Ação Policial Gilda da Silva Pinheiro, César de Oliveira Ribeiro, Douglas Luiz Souza dos Santos e Ademar Gomes Ferreira. Um adolescente foi apreendido.
A megaoperação que serviu para prender e identificar envolvidos e alguns líderes que, por não terem suas fichas sujas estavam passando despercebido pelas autoridades, contou com a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), a 27ª DP (Vicente de Carvalho), Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC) e do Setor Aéreo Policial (SAER).
Com certeza, esse foi um dos maiores e mais duros golpes do Estado, que esta facção recebeu nos últimos tempos. Talvez, nem a morte de Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, abalou tanto os rumos da ADA. Já que, com tantas "baixas", principalmente no Jura e no J. T. os rivais do Comando Vermelho (CV), podem tentar a sorte em uma retomada de Território.
Vamos aguardar Para vermos como serão os próximos dias dessas comunidades. Dê sua opinião nos comentários deste blog ou no Facebook.
WB
o juramrntinho sofre com a ausencia de seu lider comunitario!!!!
ResponderExcluiro delegado Felipe Curi forjou provas para prender o sr. fortunato, tendo em vista que ele nunca foi presidente da primavera (juramento) isso declarado pela presidente da primavera sra. petrina quanto os valores cobrados para construção da piscina é outra mentira, pois o caderno que apresentaram é meu e foi subtraido de minha residencia. Simples é só periciar a caligrafia.
enfim dojeito que esse homem armou as provas temo por minha vida e a de meu esposo que apesar de todas as provas e testemunhas ainda esta preso.
sou policial militar e sei que fomos colocados esa armadilha para sermos mortos.
e a imprensa ajudou a decretar a nossa morte.